sexta-feira, 25 de maio de 2007

Agressividade. comentários científicos

Agressividade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para:
navegação, pesquisa
A Agressividade, com base nos estudos de Winnicott, representa um instinto próprio a todo ser humano, necessário para a sua existência.
A agressividade é sinônimo da motilidade, algo vital que o
bebê adquire nos seus primeiros meses de vida, em seu contato com o ambiente. O comportamento agressivo faz parte da vida humana, devendo ser encarado como normal. Winnicott ilustra sua definição através do comportamento da criança. A princípio ela esgota os seus pais, mesmo sem saber, depois os esgota sabendo e, por fim, esgota-os furiosamente, com cansaço.
A agressividade designa uma tendência especificamente humana marcada pelo carácter ou vontade de cometer um acto violento sobre outrem. Pode também ser definida como uma tendência ou conjunto de tendências que se actualizam em condutas reais ou fantasmáticas, as quais visam causar dano a outrem, destruí-lo, coagi-lo, humilhá-lo, etc. (Laplanche e Pontalis,
1973).
De acordo com Wierviorka (
1997), os problemas da violência estão ligados a representações sociais que os codificam positiva ou negativamente. Associado ao conceito de violência voluntária surgem os conceitos de abuso, agressão e agressividade.
Actualmente, ainda existem dúvidas acerca do impacto da violência veiculada através da
televisão e do cinema na sociedade ocidental. Alguns especialistas julgam que esse tipo de exposição poderá aumentar a propensão da audiência a desenvolver algum tipo de agressividade subsequente na vida real. Além disso, as taxas de criminalidade e violência parecem também estar relacionadas com a programação da TV.
As constantes manifestações de agressividade com a qual a criança convive (
família, televisão e social) contribuem de forma acentuada para a reprodução desses comportamentos aprendidos.
Obtido em "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Agressividade"

Nenhum comentário: